GAZETA SAFIRA NEWS Copyright ©www.gazetasafira.com

Rating: 2.9/5 (19083 votos)




ONLINE
2










SEJA NOSSO

PATROCINADOR


 

Teste sua internet aqui


 

EDOS GRATIS

 


        2ª via Conta 

       CLIQUE AQUI 


  


       2ª via Conta 

   


       2 VIA FONE

 


  CONSULTAS

 


     FUNCIONARIOS DO

  ESTADO/contra-cheques.


    

 


  


 

  RASTREIE ENCOMENDAS


 


       ENCYCLOPÉDIA


 UTILIDADE PÚBLICA 

  


 PORTAL TRANSPARÊNCIA

 


 SITE DA PREFEITURA

  


 COLABORE COM O GAZETA

  


 AJUDE NOSSO

TRABALHO AQUI!

DOAÇÕES QUALQUER 

            QUANTIA

PAGINA DE PATROCINIO

COLABORAÇAO E DOAÇOES


JANEIRO DE 2020.

 

31 JAN

SOLDADOR É ATROPELADO POR

MOTOCICLISTA EM SANTA MARIA DO

SUAÇUI-MG.

 

ONTEM EM SANTA MARIA DO SUAÇUI – 30/01/2020

JOVEM ATROPELA SOLDADOR EM SANTA MARIA DO SUAÇUÍ

Por volta das 11:30 horas de hoje, quinta-feira 30 de janeiro, um jovem transitava em alta velocidade com sua motocicleta na Rua Governador Valadares, bairro Cumbuca, em Santa Maria do Suaçuí, quando rapidamente atropelou o soldador Henrique Beletable, que no momento estava trabalhando em frente sua casa.

O jovem caiu da motocicleta, com a queda ele quebrou o fêmur e alguns dentes, já o soldador quebrou a perna e estava desacordado, ambos foram socorridos rapidamente por ambulâncias da cidade, e levados para o Hospital Santa Maria Eterna, onde receberam os primeiros socorros.

O local possui alguns quebra-molas e pois a rua é bem movimentada.  Segundo informações o jovem não é habilitado.

Os dois  foram encaminhados para um outro hospital, ainda não divulgado.

A Polícia Militar também esteve presente e prestou atendimento.

fonte: gazeta dos vales facebook

   Resultado de imagem para POLICIA MILITAR  MG                                                           

29 jan

ESTRADA MG-451 ESTA EM PÉSSIMO ESTADO
 

 A estrada Rodovia MG-451 que interliga Marilac ao entrocamento da LMG-744, de Nacip Raydan e São José da Safira esta em péssimas condições de tráfego. O Jornal MG1 da Globo vem constantemente mostrando as reivindicações da população da região. O DER demora a atender as chamadas e quando vem só passa lâmina efetuando um meio serviço e indo embora, quando cai a chuva aparece os piscinões que traz o risco de bater motor dos veículos, uma vez que são muitos profundos e com barros. Os transtornos também são as crateras e atoleiros gigantes. A estrada sofre alterações com qualquer chuva que cai devido a manutenção que deixa a desejar. 

Essa MG é a que vem de Marilac para Safira e nascip e possui 19 KM de chão. Nela passa ônibus escolar, ambulâncias, transporte de mercadorias e veículos de passeio. A MG-451 é a mais usada para ter acesso a cidade pólo dessa região, que é Governador Valadares. Várias localidade faz o uso dessa via, como: Poáia, Nacip Raydan, Virgolãndia, São José da Safira, Marilac e as vezes até Santa Maria do Suaçui.  

A população reivindica a colocação de manilhas em pontos estratégicos para que seja retirado as enxurradas, os aterros dos piscinões e o cascalhamento dos atoleiros, ai sim, que seja feito o patrolamento da via.

"Com um serviço bem feito a estrada não estaria nessas condições". Disse Geraldo Junior motorista que usa a via.

fotos: Juninho                                                                                                                                                    


29 jan

Grande Belo Horizonte amanhece em cenário de guerra com a força da natureza.

A chuva que caiu em BH nesta terça-feira (28) causou estragos em várias regiões da cidade, principalmente na Centro-Sul, onde a precipitação alcançou, em pouco mais de três horas, mais da metade do total esperado para o mês de janeiro.

Diante do caos vivido pela cidade, os repórteres fotográficos Marcos Vieira e Túlio Santos, do Estado de Minas, foram às ruas do Bairro São Bento, um dos mais atingidos pela tempestade, e Lourdes, respectivamente, para registrar os danos provocados pela chuva.

 No São Bento, carros empilhados por todos os lados. Ruas e avenidas do bairro viraram rios. A situação no Lourdes não foi diferente: a Praça João Luiz Alves, localizada entre a ruas Marília de Dirceu, Curitiba e Felipe dos Santos, representou uma verdadeira cena de destruição, com o asfalto completamente arrasado.

Em pouco mais de três horas, caiu mais da metade do total esperado para o mês no Centro-Sul de BH: 175,6 milímetros, 53,3% do esperado para todo o mês de janeiro, já que a média climatológica para os 31 primeiros dias do ano é de 329,1 milímetros.

No Barreiro, caíram 132,8 milímetros, pouco mais de 40% da média de janeiro. Já no território Oeste, conforme a Defesa Civil, a quantidade de chuva atingiu 101,6 milímetros – 30,8% da média.

 Danos também no Barreiro e no Oeste da cidade. Na primeira região, a Avenida Olinto Meireles ficou alagada e invadiu um posto de combustível. Motoristas tiveram que conduzir seus carros até o canteiro central da via para evitar maiores danos. Já no segundo território, as avenidas Mário Werneck e Úrsula Paulino inundaram. A chuva também refletiu em Nova Lima, na Grande BH, onde ruas e avenidas foram alagadas. 

 fonte: em.com.br 

     

                                           



 BOLETIM DEFESA CIVIL GV/    AGORA 22 HORAS
                   

 GOVERNADOR VALADARES/ Bairro São Tarciso

27 jan

Rio Doce transborda e várias famílias estão desalojadas em Governador Valadares.

 

Os perigos constantes das chuvas em Minas vem causando transtornos e prejuízos a todos os moradores de áreas de riscos.

Famílias foram retiradas neste domingo (26) dos bairros ribeirinhos, em Governador Valadares, no Vale do rio Doce, devido ao risco de enchente. Segundo o gerente da Defesa Civil da cidade, Deoclécio Paz de Andrade, o nível do rio Doce -- curso d'água que corta Valadares atingiu 3,14 m ontem e hoje ja alcançou a quase 4,00 m durante a madrugada desta segunda (27). 

Segundo Andrade, alguns bairros já foram alagados, como os: Santa Rita, São Tarcísio, São Pedro, São Paulo, Jardim Alice e JK III. Santa Terezinha e Ilha dos Araújos. Em alguns pontos da cidade, a água do rio já transborda pelos bueiros.

A Ilha dos Araújos em Valadares foi quase toda tomada pelas águas do Rio Doce nessa madrugada. Videos abaixo mostra a situação da ilha hoje, 27 janeiro 2020.

As famílias desses bairros estão sendo levadas para três escolas da cidade e também para casas de parentes. Carros de som passaram por esses bairros orientando que as famílias deixem suas casas. A prefeitura disponibilizou caminhões para transportar os bens dessas pessoas.

Segundo o gerente da Defesa Civil, o volume do rio tem aumentado devido às fortes chuvas que têm atingido a cabeceira. Os afluentes que desaguam no rio também estão cheios e a tendência é aumentar o volume do rio Doce.

Hoje, no final da tarde, era possível ver caminhões de mudanças carregando os pertences dos moradores que procuravam locais mais seguros. Alguns iam para casa de familiares que residem fora da área do rio. Outros iam para abrigos disponibilizados pela prefeitura.

O prefeito André Merlo anunciou, em coletiva pela manhã, que várias medidas foram tomadas para garantir a segurança dos moradores e para prevenir sobre os efeitos da enchente, que já é oficial.

Uma delas foi a liberação do estacionamento Zona Azul, para que os moradores que deixaram suas residências possam estacionar seus veículos em área segura. Outra, é sobre o controle do acesso no bairro Ilha dos Araújos.

Neste momento, somente os moradores do bairro podem ter acesso. A Polícia Militar está monitorando a situação, para evitar que vândalos tenham acesso ao bairro e possam fazer saques nas residências e no comércio.

Desde cedo, a prefeitura está reunida com os órgãos de segurança e a cada momento eles emitem informações sobre a evolução da cheia. 

O Prefeito André, devido o acontecido no município, cancelou as comemorações do aniversário da cidade em pronunciamento na InterTV. hoje no MG1.

 

colaboração: Marcos Vilarino, moradores das áreas e vídeos do facebook

fonte: DRD, facebook,whatsapp,MG1,OTempo

 

                                                   videos enviados por moradores                     



 




23 JAN

CHUVA FORTE EM NOSSA REGIÃO.

Resultado de imagem para CHUVA PESADAImagem relacionada

As regiões Metropolitana, Zona da Mata e Vale do Rio Doce estão em estado de alerta por causa da previsão de chuva forte que deve atingir essas localidades a partir da tarde desta quinta-feira (23) até sábado (25). O maior volume está previsto para sexta-feira (24). As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Previsão de muita chuva para São José da Safira, Marilac e Nacip Raydan: sexta 60mm, sabado 30mm, já domingo cairá para 15mm, mas as chuvas só cessará na quarta-feira. 

Virgolândia marca 85mm para sexta, 30mm para sabado e chove ate terça. 

Previsão de muita chuva nesta sexta (24) em BH

A formação de um ciclone na costa do oceano brasileiro já causa as primeiras alterações na atmosfera de Belo Horizonte e da região metropolitana na manhã desta quinta-feira (23).

De acordo com o Inmet, as características subtropicais deste fenômeno natural são os responsáveis pelas pancadas de chuva mais intensas em Minas Gerais, previstas para acontecer com mair intensidade nesta sexta-feira, dia 24.

A Prefeitura de Belo Horizonte decretou na quarta-feira (22) situação de emergência para áreas afetadas pela chuva, nos primeiros dias de 2020, na capital mineira. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM). Conforme a administração da capital mineira, em janeiro deste ano já choveu 525,4 mm na cidade superando a média do mês, que é de 329,1 mm.

Valadares em estado de alerta para os próximos dias

Em Governador Valadares são esperados 40 mm nesta quinta-feira (23), e de 50 mm na sexta-feira (24). A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Valadares está em alerta, para eventuais ocorrências, realizando monitoramentos em áreas ribeirinhas e localidades consideradas de risco para desabamentos. Caso haja alguma alteração nas previsões meteorológicas, a Prefeitura de Valadares tomará as medidas preventivas, mantendo a população informada. O cidadão também pode acionar a Defesa Civil pelo número 199. No inicio da tarde desta quinta-feira o nível do rio Doce estava em 1,03 metros.

   fonte DRD e CLIMA TEMPO                                       


 16 jan

Aconteceu em São José da Safira a Solenidade de Diplomação e Posse dos novos Conselheiros Tutelares do município.
 

CONHEÇA OS NOVOS CONSELHEIROS TUTELARES

A Solenidade de diplomação do Conselho Municipal da Criança e Adolescente de São José da Safira do ano 2020, foi realizada no dia dez de janeiro, no auditório Municipal, com a participação de conselheiros, convidados e autoridades.

A dirigente do evento explicou a importância da cerimônia e sintetizou que o Conselho é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos por lei.

“O papel do Conselho Tutelar começa a agir sempre que os direitos de crianças e adolescentes forem ameaçados ou violados pela sociedade , estado, pais, responsável, ou em razão de sua própria conduta.” Disse a Presidente do CMDCA

Foram diplomadas e empossadas as Senhoras, Mauriane da Silva Rocha, Sabrina Mendes dos Santos, Sheila Alves dos Santos, Aline Alves dos Santos, Luciana Monteiro Moura.

As novas integrantes do Conselho fizeram juramento e agradeceram abraçando o novo desafio de suas vidas.

"Todos nós sabemos, como nos move trabalhar com os desafios que envolvem a criança e adolescente. Parabenizo a última gestão que cumpriu o seu papel e abriu caminho para um cenário ainda mais desafiador". Disse a Assistente Social e Coordenadora do CRAS, Eunice Andrade da Silva.

A solenidade contou com a presença do Prefeito Municipal Tony Lacerda, os vereadores Adilson do Quidim e Aracélia Aparecida, os secretários Municipais Matozinho Teixeira e Andreia lacerda, a Presidente do CMDCA, Maria Dulce Afonso e o Assessor da Cultura Dias Guerreiro.                                                                                





13 jan

DESAPARECIDO
 

JAIR GONÇALVES BARBOSA com 54 anos de Virgolândia-MG. Jair esta desaparecido desde o dia 10 de janeiro de 2020.

 

De acordo com informações, Jair saiu de Virgolândia sentido a Belo Horizonte com sua moto, até então, não fez mais contato com sua família e ou amigos.

QUEM TIVER INFORMAÇÕES, FAVOR ENTRAR EM CONTATO COM A POLÍCIA ou COM ESSA REDAÇÃO. 

                                                                                                                                                                  



11/01

JOVEM É ALVEJADO COM 3 TIROS NO MUNICÍPIO DE COROACI-MG

De acordo com a Polícia Militar a vítima de 17 anos também apresentava lesões na cabeça, identidade não foi divulgada. Autoria e motivação do crime serão investigadas.

Resultado de imagem para caso de policia

Um adolescente de 17 anos foi morto na noite desta quinta-feira (9) em Coroaci (MG). Segundo a Polícia Militar, o rapaz foi encontrado já sem vida em uma rua na região conhecida como Morro do Cemitério. A identidade dele não foi divulgada.

Ainda de acordo com a PM, a vítima possuía três marcas de tiro no peito e lesões na cabeça. O rapaz já havia sido detido anteriormente por tráfico de drogas.

Não há informações sobre a autoria e motivação do crime, que será investigado pela Polícia Civil.

    Fonte; G1 Vales.                          

 02 JAN

PARTICIPAÇÕES DE CANTORES REGIONAIS NA FESTA DE ANIVERSÁRIO DE SAFIRA

Prefeitura de São José da Safira realizou a festa de aniversario do município dando oportunidade aos músicos regionais, valorizando a nossa cultura local.  A noite foi comandada pelas bandas O MOVIMENTO e O GARANHÃO DO FORRÓ, que abrilhantou a festa. 

 

                                         

                                                                            



02 janeiro 2020

NOTA DE FALECIMENTO
Comunicamos o falecimento de SEBASTIÃO PARANHOS NETO (Tião Picareta). O velório iniciou as 7 desta manhã e o sepultamento será as 17 horas no Memorial Park em Governador Valadares.  Tião é conhecido por todos em Safira, foi para a Africa a trabalho mas infelizmente foi picado pelo mosquito que transmite a malária e veio a óbito nessa data de hoje 02/01.