GAZETA SAFIRA NEWS Copyright ©www.gazetasafira.com

Rating: 2.9/5 (19001 votos)




ONLINE
2





Partilhe esta Página






 


 

Teste sua internet aqui


 

EDOS GRATIS

 


        2ª via Conta 

       CLIQUE AQUI 


  


       2ª via Conta 

   


       2 VIA FONE

 


  CONSULTAS

 


     FUNCIONARIOS DO

  ESTADO/contra-cheques.


    

 


  


 

  RASTREIE ENCOMENDAS


 


       ENCYCLOPÉDIA


 UTILIDADE PÚBLICA 

  


 PORTAL TRANSPARÊNCIA

 


 SITE DA PREFEITURA

  


 COLABORE COM O GAZETA

  


 AJUDE NOSSO

TRABALHO AQUI!

DOAÇÕES QUALQUER 

            QUANTIA

PAGINA DE PATROCINIO

COLABORAÇAO E DOAÇOES


MAIO DE 2019
MAIO DE 2019

 

 

 30 maio

Em Safira, Projeto Família e Escola leva apresentações para a Feirinha Cultural e Palestras nas escolas municipais.

O Projeto Família e Escola em Safira contou com palestras de militares nas escolas João Inácio da Silva e Maria da Conceição Silva. O palestrante destacou os Princípios e Valores que devem ser adotados na escola, em casa e na Família. O Sargento Moura, do Destacamento Militar de Santa Maria do Suaçui, em apoio da Polícia de São José da Safira, na representatividade do Comandante Ronaldo e Soldado Guedes, estiveram na Zona Rural e na escola Sede, centro, levando aos alunos os esclarecimentos e condutas adequadas para a construção da  cidadania. As palestras foram para as crianças mas também voltadas aos pais que marcaram presença.

Além das palestras ministradas nas escolas a Escola Municipal Maria Conceição Silva em comum acordo com a Feira Cultural do município realizou o Arte Cênica ll, com o Tema “Família e Escola”, onde os pequeninos puderam ser os protagonistas da Feira no dia do evento. As apresentações foram ricas em arte e música. A Escola reuniu as famílias para prestigiar seus filhos. O “Grupo Música Ativa” do CRAS, com o professor Ferreira, também aderiu ao projeto. Houve apresentações de coreografias, Jogral, Danças, Poesias e encenações.

O Secretário Municipal de Educação, Marcos Robson agradece a toda a equipe de professores e profissionais envolvidos na realização desse projeto e esclarece a importância da Família na Escola. “Uma boa relação entre os pais e escola favorece e muito o desenvolvimento do aluno. Com os pais participativos a realidade no ensino aprendizagem é consideravelmente promissora. A tendência é que o aluno se esforce e desenvolva mais, pois saberão que seus pais estão cumprindo o seu papel.”Esclarece o secretário

                                     



29/05

CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS É MINISTRADO EM SÃO JOSÉ DA SAFIRA PARA TODA A REDE EDUCACIONAL
 

A Prefeitura Municipal em parceria com a ARDOCE realiza o curso de primeiros socorros, em duas turmas, atendendo ao cumprimento da lei n° 13.722, de 4 de Outubro de 2018 (Torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimento de recreação infantil).

No Curso de Primeiros Socorros os funcionários puderam aprender como proceder em acidentes com crianças ou adultos, asfixia, hemorragias, insolação, AVC, infarto, choques, ferimentos, fraturas, convulsões. Aprenderam a parte teórica e tiveram diversos momentos em que puderam praticar os temas; conceito de Primeiros Socorros, a diferença entre urgência e emergência, tipos de socorros, posição correta de atendimento, afogamento, obstrução respiratória, parada respiratória e cardiorrespiratória, desmaio, epilepsia, queimaduras, transporte de vítimas e parto iminente. Quem ministrou o curso foi o Srº. Ailton Alves da Silva - 2° Tenente Bombeiro Militar da reserva, com mais de 30 anos de experiência e instrutor do curso de Brigada e Incêndios da CBMG. A associação do Vale do Rio Doce vem ministrando esse curso em todas as cidade que pertencem a ardoce.

Existem procedimentos simples para cada tipo de acidente, que quando aplicados corretamente, podem evitar sequelas e salvar vidas.

”Todos estamos sujeitos a sofrer ou presenciar acidentes. Diante de um fato como este, temos a tendência de agir mais com a emoção do que com a razão, socorrendo a vítima de forma inadequada e sem a aplicação de qualquer conhecimento básico em primeiros socorros. Essas condições quase sempre proporcionam o agravamento do estado da vítima, podendo gerar sequelas permanentes e até risco de morte. Esse curso veio para acrescentar. Infelizmente não deu para atender a todos os funcionários, mas a pretensão é que uma segunda etapa seja programada e possa completar as necessidades da rede educacional do município. “O professor ministrador do curso fez um trabalho perfeito com o envolvimento de todos os participantes nas dinâmicas que elogiaram a iniciativa da ardoce” Disse o Sr º Marcos Robson Secretário Municipal de Educação.

                                             



   23 maio                            

 
 

NOTA DE FALECIMENTO

É com pesar que noticiamos o falecimento de Maria Ribeiro de Figueiredo, a Maria Cearense de São José da Safira. Maria Cearense foi mulher guerreira, querida por todos os safirenses. Foi vereadora por vários mandatos, foi enfermeira  e conhecida por todos da região como a parteira do município. Era enfermeira, Dona Maria trouxe ao mundo muitos safirenses, até que com as mudanças das leis veio a proibição de cumprir os seus ofícios. Considerada a MÃE de Safira. Dona Maria neste momento (18h20m/23-05-19) esta no posto municipal que alias, leva o seu nome em homenagem a ela (UNIDADE DE SAÚDE MARIA RIBEIRO DE FIGUEIREDO). As autoridades locais em reconhecimento ao trabalho incansável de Dona Maria a homenageou em vida. O Gazeta Safira passa essa nota com pesar e muita tristeza no coração. Safira perde uma grande safirense.  

 



15 maio 

Comitiva de Doadores de Sangue de Santa Maria do Suaçui, Poáia e São José da Safira abastece o Hemocentro regional de Governador Valadares.  

Hemocentro Regional de Governador Valadares (Hemominas) recebe pessoas de Santa Maria do Suaçui, Poáia e São José da Safira em um mutirão para doação de sangue. A ação foi promovida pelos Senhores Alex Alves de Poáia e Harlley de Santa Maria do Suaçui. 

O objetivo do projeto foi a promoção a vida e o incentivo a corrente de doação de sangue em nossa região. Os doadores voluntários fizeram todo o percurso e cumpriram sua missão.

Uma ação humanitária e que deveríamos todos nós conscientizarmos em ajudar na doação ou até mesmo na colaboração com auxílio de transportes, alimentos etc. o que vale é a sua participação nessa corrente do bem em favor da VIDA. 

O Gazeta Safira lembra a todos que para ser um doador é necessário:
– Ter e estar em boa saúde;
– Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;
– Ter entre 16 e 69 anos de idade (jovens abaixo de 18 anos devem ser acompanhados por um responsável legal);
– Pesar acima de 50kg;
– Ter dormido bem na noite anterior à doação;
– Não ter passado por situações de risco para doenças sexualmente transmissíveis;
– Não ter tido gripe, resfriado ou diarreia nos últimos 7 dias;
– Não ter ingerido bebida alcóolica 12 horas antes da doação;
– Não usar drogas;
– Não apresentar ferimento ainda não cicatrizado;
– Não estar grávida ou em período de amamentação;
– Não ter sido submetido a exame de endoscopia nos últimos 6 meses;
– Não ter feito tatuagem ou piercing no último ano;
– Não estar em jejum.

Lembre-se:
– O prazo mínimo entre uma doação e outra é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres;
– A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação;
– É obrigatória a apresentação de documento original de identidade com foto no ato da doação;
– Recomenda-se repouso após a doação;
– Hidratar-se bastante no dia anterior à doação;
– Uma única doação de sangue pode beneficiar vários pacientes!

DOE SANGUE E AJUDE SEU PRÓXIMO! 

 Col. Alex Alves                                               


15 maio

Mulher confunde data de exame, chuta porta de posto e morre em Sardoá

Secretário de saúde conta que ela ficou exaltada por não ter transporte para levá-la para exame em Governador Valadares, arranhou motorista e rasgou a roupa dele

Resultado de imagem para mulher morre ao quebrar porta de vidro em sardoa 

Uma mulher de 47 anos morreu nessa terça (14) após chutar e quebrar uma porta de vidro de uma unidade de saúde em Sardoá (MG). Segundo informações do secretário de Saúde da cidade, José Carlos Alves, ela teria se confundido com a data de um exame e acabou se exaltando.

Ainda segundo o secretário, Maria Geralda Costa de Araújo chegou à unidade e procurou pelo responsável do transporte de pacientes, já que ela teria um ultrassom agendado para fazer em Governador Valadares. José Carlos disse que ela se exaltou e começou a agredir um funcionário, que tentava explicar que o exame dela, na verdade, estava marcado para quarta-feira (15). A mulher chegou a rasgar a camisa do funcionário, que não reagiu e precisou da ajuda de outras pessoas para segurar a mulher, disse o secretário de Saúde.

Os funcionários conseguiram acalmar a mulher, mas ela teria voltado para uma sala, onde fica o motorista, e deu três chutes na porta de vidro; no terceiro chute a porta quebrou. Com o impacto, a mulher fraturou a parte de trás da perna direita.

O secretário de Saúde disse também que os médicos da unidade fizeram o atendimento, mas ela não resistiu, porque perfurou uma artéria e perdeu muito sangue.

   G1-vales                   

 



14 de maio

 

Serra do Bom Jesus do Rosendo é inaugurada após obra

 

A estrada liga o Distrito de Bom Jesus do Rosendo ao centro de São José da Safira. O Distrito possui dois acessos um por baixo que fica aproximadamente em 20 km e pela Serra que possui 8 km apenas.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Obras e Transportes do município, além do calçamento a prefeitura ainda alargou a estrada, patrolou, cascalhou e manilhou alguns pontos.

As festividades de entrega da obra foi no Pico da Serra, onde foi instalado sistema de som, palanque e foi realizado a solenidade com a presença da família do homenageado Srº. Nery Teixeira de Souza, os vereadores, o prefeito e a primeira Dama, a polícia militar, os secretários e moradores e visitantes.

A obra recebeu o nome do Srº. NERI TEIXEIRA DE SOUZA. O homenageado foi um cidadão safirense, nasceu em 5 de fevereiro de 1948, vindo a falecer no dia 23 de junho de 2008. É filho de Maria Anunciação Teixeira e Celestino Bispo Ferreira. Ainda que tenha nascido no povoado de Córrego Seco, viveu toda a sua vida em São José da Safira onde casou-se com a Srª Maria de Lourdes de Souza, com quem teve 8 filhos. Nery transitava semanalmente pela Serra que dá acesso ao distrito de Rosendo, em direção a sua propriedade rural no Córrego Seco. Em São José da Safira fundou o Hotel Avenida, sob a direção da “Dona Lurdinha” e seus filhos. Sr. Neri foi um grande cidadão safirense .

Com essa obra os moradores do distrito poderão estar em Safira em questão de minutos. É uma evolução para a comunidade que veio para melhorar a vida de todos.

“Bom Jesus do Rosendo esteve em festa com uma obra tão importante para a nossa comunidade, obra que ninguém acreditava que se concretizaria e hoje é uma realidade” Disse o vereador do distrito Wéder.

“O povo só tema  agradecer os trabalhos desta gestão que vem fazendo uma verdadeira revolução em nossa comunidade, trazendo melhorias para todos. Fico feliz em fazer parte de uma obra de tamanha importância em meu distrito.”  Vereador Vaninho.

Colaboração> João Lopes Ferreira

                                                                        



 08 MAIO

JEMG, JOGOS ESCOLARES 2019, SAFIRA E TODA A REGIÃO PARTICIPA DA COMPETIÇÃO

A imagem pode conter: 1 pessoa, praticando um esporte e quadra de basquetebol

São José da Safira esta sendo representada nos Jogos Escolares 2019 que acontece em Mantena-MG. Os meninos da Escola Estadual Fernão Dias conseguiram ir até as quartas de final, mas a equipe foi derrotada hoje 09/05 e estão a caminho de casa . O importante nesses jogos não é ser vencedor, o sentido e se socializar, aprender a competir e compreender e viver com a vitória ou a derrota, além de levar o nome de nossa cidade para outros horizontes. 

O Gazeta Safira deixa os parabéns a todos da equipe, os jogadores, os competidores, os professores, ajudantes, diretores e todos aqueles da rede educacional, também a prefeitura municipal que sempre da o seu apoio. A participação é muito importante pois é uma integração entre cidades. 

Nos jogos escolares tem várias cidades envolvidas entre elas estão: Açucena | Aimorés | Alpercata | Capitão Andrade | Central de Minas | Conselheiro Pena | Coroaci | Cuparaque | Divino das Laranjeiras | Engenheiro Caldas | Fernandes Tourinho | Frei Inocêncio | Galileia | Goiabeira | Governador Valadares | Itabirinha | Itanhomi | Itueta | Mantena | Marilac | Mathias Lobato | Mendes Pimentel | Nacip Raydan | Naque |  Nova Belém | Nova Módica | Periquito | Resplendor | Santa Efigênia de Minas | Santa Rita do Itueto | São Felix de Minas | São Geraldo da Piedade | São Geraldo do Baixio | São João do Manteninha | São José da Safira | São José do Divino | Sardoá | Sobrália | Tumiritinga | Virgolândia.

         Colaboração: Marcia Damasceno                                     


08 maio

ACIDENTE NA SERRA DE VIRGOLÂNDIA A COROACI

Nessa manhã de quarta-feira, 08/05, um motorista que vinha sentido Coroaci a Virgolândia passou aperto na decida da serra. 

Segundo o motorista, o caminhão baú, que vinha dirigindo falhou o freio e perdeu a direção batendo em um barrando e uma cerca. Por pouco o destino do motorista não foi outro. A cerca salvou-o de consequências piores e drásticas.

O veículo estragou as laterais, mas o motorista passa bem.

                                                 Colaboração> Marcos Vilarino                                                                                                       



 07 maio

Lideranças de Santa Maria do Suaçui 

visitam a Associação de Moradores de Poaia

A Associação de Moradores de Poáia recebeu nessa semana a visita de políticos e lideranças de Santa Maria do Suaçui. Os representantes da Comunidade de Poáia expos seus problemas e suas dificuldades no sentido de poder contar com o apoio e a aliança dos governantes.

O Srº. Geraldo Pimenta, presidente da Associação de Moradores de Poáia conduziu a visita e esclareceu alguns pontos de essencial necessidade do povo poaiense.

Estiveram em visita o atual Prefeito Paletó, o Vice Aristeu, o vereador  Adilson Seixas, o vereador Naim e demais lideranças locais.

A equipe visitou o Posto de Saúde, as escolas e outros órgãos do distrito, onde pode notar a necessidade de fazer algumas pequenas obras de infra estrutura. O prefeito prometeu empenhar para oferecer a comunidade do distrito uma qualidade de vida melhor.                         

A Associação de Moradores de Poáia esta em plena atividade e busca melhorias para a comunidade. Os trabalhos deve-se ao constante empenho dos associados e das lideranças comunitárias que buscam sempre lutar pelo bem comum de todos, priorizando a comunidade como um todo.

       colaboração  Alex Alves                              



07 maio

Convenção Estadual oficializa Paulo Abi-Ackel presidente do PSDB de Minas Gerais

São José da Safira foi a belo Horizonte para participar da Convenção do PSDB estadual e apoiar ao deputado Abi-ackel. O Prefeito de Safira, Tony lacerda esteve presente com uma comitiva. 

O deputado federal Paulo Abi-Ackel assumiu a presidência do PSDB de Minas Gerais, durante Convenção Estadual do partido, realizada nesse sábado (04/05), na Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte, com o compromisso de sempre lutar pelo bem-estar e pelo progresso econômico do povo mineiro.

“Nós seremos sempre um partido estável, consistente e responsável, porque embora a política se renove, alguns valores nunca mudam. Estaremos atentos à experiência dos que fizeram história e à alma feminina que avança a cada dia nos grandes compromissos sociais. Seremos razão e equilíbrio, que é a grande marca dos tucanos”, disse.

Ao lado de importantes lideranças como o senador Antonio Anastasia, o ex-ministro Imbassahy, que representou o governador de São Paulo, João Dória, o secretário geral do PSDB Nacional e ex-deputado federal, Marcus Pestana, além de parlamentares estaduais e federais, prefeitos e vereadores, Paulo Abi-Ackel afirmou que o PSDB é um partido independente em relação ao governo do Estado.

“Não nos encontrarão fazendo oposição sistemática. Nossos deputados estaduais desempenham um papel histórico na Assembleia Legislativa, de apoio às medidas propostas pelo Governo Estadual, sem prejuízo à isenção e independência para combater aquilo que possa prejudicar o interesse dos mineiros. Estaremos ainda mais críticos em relação a esta postura de partido independente, cioso de suas responsabilidades com o futuro de Minas’’, afirmou.

Em seu discurso, Abi Ackel enfatizou que não há como viver sem política e se mostrou otimista com o futuro do partido. “Como em todos os povos civilizados precisamos fazer política, pois sem ela não se governa. A boa política, a política inteligente, a política alta e construtiva é mais do que nunca necessária ao Brasil e fazendo com vocês esta política, haveremos de cumprir o nosso destino de bons brasileiros e de membros de um partido que em breve será de novo vitorioso’’, finalizou.

Já o deputado federal Domingos Sávio, um dos fundadores do partido, concluiu dois biênios de mandato muito agradecido e orgulhoso da sua gestão. A implantação da Extranet Tucana, um sistema de banco de dados on-line, que otimiza a comunicação interna do partido e facilita a organização das comissões provisórias e dos diretórios municipais é um dos seus principais legados. Mesmo diante de muitos desafios, houve um aumento de 15000 filiados em sua gestão.

“Entrego um PSDB unido, sem nenhum débito superavitário e mais moderno. Só me resta agradecer todos os companheiros pela oportunidade e continuar trabalhando muito pelo partido, desejando sucesso ao presidente Paulo Abi-Ackel”, afirmou o agora ex-presidente, deputado federal Domingos Sávio.

O senador Antonio Anastasia, que também participou da Convenção, voltou a defender a reformulação do partido em todo o país. “O PSDB está nacionalmente em um processo de reformulação. Nós teremos a convenção nacional com o Congresso do partido e discutiremos, inclusive, algumas questões programáticas relativas ao partido. É importante para o partido nós termos um programa, termos princípios”, destacou.

Questionado sobre candidaturas às prefeituras municipais no ano que vem, o senador defendeu que esse ainda não é o momento para essas discussões. “No momento oportuno nós vamos discutir as eleições municipais em todas as cidades. Mas só futuramente o PSDB vai discutir questões eleitorais, não só em Belo Horizonte, mas também nas outras cidades. Hoje o PSDB é o partido, graças também ao empenho do deputado Domingos Sávio, que está deixando a Presidência, com maior número de prefeituras no Estado, prefeitura de cidades importantes. Vamos querer não só mantê-las como também expandir”, afirmou.

A convenção do PSDB reuniu cerca de 1000 pessoas, incluindo lideranças políticas de todo o estado e de diversos partidos aliados. 

A chapa de consenso liderada pelo deputado Paulo Abi Ackel foi eleita por unanimidade. O deputado estadual Gustavo Valadares assume a secretaria-geral.

 

Além do Diretório Estadual, também foram escolhidos os 29 delegados que irão representar Minas Gerais na Convenção Nacional do PSDB, que será realizada em Brasília no dia 31 de maio. Foram eleitos, ainda, os presidentes de três secretariados do PSDB de Minas: o da Juventude, da Mulher e da Militância Negra (Tucanafro). Vinícius Rodrigues comandará os jovens tucanos, Waleska Abrantes as mulheres e Marisa Braga o Tucanafro. O deputado federal Eduardo Barbosaassume a presidência da seção mineira do Instituto Teotônio Vilela (ITV).

fonte: psdb minas

                                   


02/05

Acidente fatal na LMG-744 faz vítima e deixa população safirense triste.

 

Nessa madrugada de quinta-feira um condutor de veículo caminhonete Pick-Up, do município de São José da Safira, perdeu o controle da direção em uma curva, saindo da pista e caindo em uma ribanceira, onde o mesmo foi a óbito. 

O Gazeta Safira anuncia com pesar o falecimento de Matheus Fernandes Oliveira, de São José da Safira. Matheus jovem conhecido por todos e de família tradicional na cidade. Matheus envolveu em um acidente nessa madrugada, na LMG-744 na altura da propriedade do Deca Dólar. O carro Pick-Up saiu da LMG e capotou no matagal. Pela manhã trabalhadores encontraram o carro e a vítima estava por baixo, já falecida. 

O corpo foi levado para o necrotério de Guanhães e pós perícia o corpo será velado na residência de seu pai, na Praça da Esmeraldas, centro de Safira.

"Matheus sempre foi participativo nos eventos da cidade, ajudava sempre que podia os campeonatos de Motocross, festividades, shows, a feirinha cultural. Era sempre ativo nos apoios e gostava das festividades. Não perdemos só um amigo, perdemos um companheiro que sempre estava presente no fortalecimento de nossa cultura. 

Que Deus o tenha em sua infinita misericórdia e acalme seus familiares." Redação Gazeta.

 Resultado de imagem para gazeta em luto

colaboração matéria: 

Alex Alves e Bruna L.