CIDADES VIZINHAS

Loading...

NOVEMBRO 2021
NOVEMBRO 2021

 

 

 22/11

Eleições 2022: cidadãos têm Cinco Meses para regularizar o título

Para votar nas Eleições 2022, os cidadãos que estão com pendências no título de eleitor têm seis meses para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral, 

Isso porque o cadastro eleitoral deverá ser fechado no dia 4 de maio, 150 dias antes do pleito, conforme prevê a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97 – artigo 91). Nesse período, nenhuma alteração poderá ser efetuada no registro do eleitor, sendo permitida somente a emissão da segunda via do título. Esse prazo é importante para que a Justiça Eleitoral tenha um retrato fiel do eleitorado que participará do pleito.

De acordo com o artigo 77 da Constituição Federal, o 1º turno das eleições é sempre no primeiro domingo de outubro. Ou seja, os brasileiros voltarão às urnas no dia 2 de outubro de 2022 para escolher presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.

 

Passo a passo

A regularização do documento pode ser feita pelo portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e o prazo também vale para os que desejam solicitar a emissão da primeira via, realizar transferência ou a atualização do documento.

Antes de qualquer alteração, é ideal que as pessoas que já possuem título verifiquem se há débitos ou multas. Se for o caso, basta gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento e aguardar a identificação da quitação pela Justiça Eleitoral e o registro na inscrição pela zona eleitoral onde for inscrito.

Documentação

Após conferir a situação eleitoral, reúna os dados que serão anexados ao requerimento – realizado por meio do sistema Título Net, no site do TRE correspondente. Será necessário digitalizar ou tirar fotos dos seguintes documentos:

- Documento oficial de identidade com foto (frente e verso).

- Comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço).

- Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver).

- Comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino (exigência a partir de 18 anos até 31 de dezembro do ano que completar 45 anos).

- Faça, também, uma selfie segurando, ao lado do seu rosto, o documento oficial de identificação, com o lado que contenha a foto voltado para a câmera. É proibida a utilização de qualquer adereço, vestimenta ou aparato que impossibilite a completa visão de sua face, tais como óculos, bonés, gorros, entre outros.

As imagens devem estar totalmente legíveis, com o tamanho de até 10 MB e nos formatos PNG, PDF ou JPG. Em caso de dúvidas, localize aqui o contato telefônico do tribunal do seu estado.

Fonte  https://www.tse.jus.br/

                                       

 



18/11

ENEM 2021 JÁ INICIA COM A REDAÇÃO
calendário do enem 2021

O primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já é no próximo domingo (21) e, além as provas de linguagem, códigos e ciências humanas e suas tecnologias, neste primeiro dia de prova, os candidatos farão também a redação.

Nesta edição, o tema será o mesmo, tanto para o Enem impresso quanto para o digital e, em ambas modalidades, o texto deverá ser feito à mão. Por isso, é obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.

Se sair bem na redação pode ser um diferencial para o candidato. Para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior, e o Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior, é necessário não zerar a redação.

Conhecer as provas de redação anteriores pode ajudar os candidatos, que precisam, além de ter um conhecimento mínimo sobre o assunto também fazer uma proposta de intervenção. Por isso, separamos os motivos que fazem o candidato tirar nota zero na redação. São eles:

  • Fuga total ao tema;
  • Não obediência ao tipo dissertativo-argumentativo;
  • Extensão de até sete linhas manuscritas, qualquer que seja o conteúdo, ou extensão de até dez linhas escritas no sistema Braille;
  • Cópia de texto(s) da Prova de Redação e/ou do Caderno de Questões sem que haja pelo menos oito linhas de produção própria do participante;
  • Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, em qualquer parte da folha de redação;
  • Números ou sinais gráficos sem função clara em qualquer parte do texto ou da folha de redação;
  • Parte deliberadamente desconectada do tema proposto;
  • Assinatura, nome, iniciais, apelido, codinome ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante;
  • Texto predominante ou integralmente escrito em língua estrangeira;
  • Folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho; e
  • Texto ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes.

 

O tema da redação é um dos assuntos mais questionados pelos jovens, que tentam adivinhar o tema a ser proposto. Mas, na realidade, os temas, que são sempre atuais, vêm surpreendendo os estudantes. Veja os temas das redações de anos anteriores:

  • Enem 2009:O indivíduo frente à ética nacional
  • Enem 2010:O trabalho na construção da dignidade humana
  • Enem 2011:Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado
  • Enem 2012:O movimento imigratório para o Brasil no século XXI
  • Enem 2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
  • Enem 2014:Publicidade infantil em questão no Brasil
  • Enem 2015:A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
  • Enem 2016:Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil e Caminhos para combater o racismo no Brasil – Neste ano houve duas aplicações regulares do exame.
  • Enem 2017:Desafios para formação educacional de surdos no Brasil
  • Enem 2018:Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
  • Enem 2019:Democratização do acesso ao cinema no Brasil
  • Enem 2020:O Estigma Associado às Doenças Mentais na Sociedade Brasileira (Enem impresso); O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil (Enem digital); e A falta de empatia nas relações sociais no Brasil (Enem PPL e reaplicação)

Enem 2021

Segundo o Inep, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

  fonte acesse Diário DRD                                      


14/11

3ª CAVALGADA DOS AMIGOS em Marilac 2021/  VÍDEO PARTE 1
3ª CAVALGADA DOS AMIGOS em Marilac 2021/  VÍDEO PARTE 2
                       



13/11

PROGRAMA MÉDICOS PELO BRASIL EDITAL ABERTO

EM DEZEMBRO 2021

Programa Médicos pelo Brasil - Rede APS

Previsão é de 5 mil vagas para profissionais de todo o Brasil; programa é uma das prioridades do Ministério da Saúde

Médicos suficientes para toda a demanda e que atendam em todos os municípios brasileiros é um dos maiores desafios do Sistema Único de Saúde (SUS). Para ampliar o atendimento à população e levar os profissionais a mais territórios, o Ministério da Saúde vai lançar o primeiro edital do Médicos pelo Brasil em dezembro deste ano. O anúncio foi feito nessa terça-feira (9), e marca o início das atividades da Agência de Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (Adaps). 

O programa substituirá o Mais Médicos, e traz algumas novidades, como formação em medicina de família e comunidade, remuneração mais alta, avaliação de desempenho, progressão de carreira (com o objetivo de diminuir a rotatividade dos médicos), e gratificação para a atuação em áreas remotas e de saúde indígena. A previsão é que sejam ofertadas, inicialmente, 5 mil vagas, e que os médicos selecionados já comecem a trabalhar em março de 2022. É importante destacar que os contratos via Mais Médicos continuarão vigentes até o fim dos prazos estabelecidos. 

 “Eu tenho rodado o Brasil e conversado com diversos gestores e profissionais de saúde para conhecer a realidade, as particularidades e os problemas que eles enfrentam. Por isso, afirmo que é prioridade do Médicos pelo Brasil contemplar os municípios mais pobres e que mais necessitam dos serviços de saúde”, disse o secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Raphael Câmara, que é o presidente do Conselho da Adaps. 

Para a vice-presidente do Conselho da agência, a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, a formação dos médicos deve ser baseada em profissionalismo. “É necessário ter a responsabilidade de oferecer conteúdo técnico para esses médicos, para que eles saibam conduzir e encaminhar os indivíduos e as doenças”, afirmou. Outro diferencial do Médicos pelo Brasil é a seleção pública dos profissionais, que visa qualificar o processo. Neste edital, a prova será feita presencialmente. Será requisito para a inscrição o registro em Conselho Regional de Medicina (CRM). 

O Médicos pelo Brasil foi lançado em 2019 com o objetivo de estruturar a carreira médica federal para locais com dificuldade de provimento e alta vulnerabilidade. Conforme a Lei nº 13.958, a execução do novo programa deve ser feita pela Adaps. 

Também participaram da reunião a diretora técnica da Adaps, Caroline Martins José dos Santos; os secretários do Ministério da Saúde Hélio Angotti Neto (Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos) e Alessandro Glauco dos Anjos de Vasconcelos (adjunto da Executiva); a chefe de gabinete da Secretaria de Atenção Especializada (Saes), Maria Inez Gadelha; o representante da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) Alexandre Lopes Nogueira; o secretário executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Guimarães Junqueira; a assessora técnica do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Maria José Oliveira Evangelista; os representantes da Associação Médica Brasileira, Zeliete Linhares Leite Zambon, do Conselho Federal de Medicina (CFM), Emmanuel Cavalcanti, e da Federação Nacional dos Médicos, Antonio Geraldo da Silva; e outros representantes do Ministério da Saúde. 

Sobre a Adaps

A Agência de Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde foi instituída pelo Decreto nº 10.283, em março de 2020, e é formada por Conselho Deliberativo (12 conselheiros), Diretoria Executiva (três diretores) e Conselho Fiscal (três conselheiros). Ela pode firmar contratos, convênios, acordos, ajustes e outras ferramentas de gestão com órgãos e entidades públicas e privadas. A principal finalidade da Adaps é levar médicos para a Atenção Primária, a porta de entrada do SUS, organizar e qualificar o fluxo de assistência. O orçamento previsto para execução neste primeiro ano de trabalho é de R$ 1,2 bilhão. 

Entre os objetivos da agência estão o aprimoramento da gestão integrada da rede de saúde e da avaliação de políticas públicas, a ampliação da resolutividade, a redução e o controle de agravos, o aumento da qualidade dos serviços e do acesso a vacinas e medicamentos, e o fortalecimento da Atenção Primária, de modo que ela possa coordenar a rede de atenção à saúde. 

Embora a Adaps tenha começado oficialmente os trabalhos nesta terça, o Conselho Deliberativo tem se reunido semanalmente desde 20 de julho para organizar a agência, que, atualmente, está em fase de contratação de funcionários.

fonte DRD https://drd.com.br/


 06 nov

Marília Mendonça morre em queda de

avião no interior de MG

 

 

Aeronave caiu perto de área de cachoeira. Ainda não se sabe causas do acidente. Cantora viajou para fazer show em Caratinga.

 A cantora Marília Mendonça e mais quatro pessoas morreram na queda de um avião de pequeno porte caiu em uma área perto de uma cachoeira na serra da cidade de Piedade de Caratinga, no interior de Minas Gerais, na tarde desta sexta-feira (5).

A informação de que a cantora de 26 anos estava no avião foi passada pelo Corpo de Bombeiros. A Polícia Militar informou, por meio do capitão Jefferson Luiz Ribeiro, chefe da comunicação do batalhão, que os cinco ocupantes da aeronave morreram. Segundo a assessoria da cantora, além dela, também morreram o piloto, o copiloto, o seu produtor Henrique Ribeiro e o seu tio e assessor Abicieli Silveira Dias Filho. Às 19h37, os bombeiros finalizaram o trabalho após retirar os cinco corpos de dentro da aeronave.

Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre o motivo da queda. A Aeronáutica vai apurar as causas do acidente. Investigadores foram enviados ao local.

Morreram no acidente:

  • Henrique Ribeiro.
  • Abicieli Silveira Dias Filho.
  • Geraldo Martins de Medeiros Júnior.
  • Tarciso Pessoa Viana. e
  • Marilia Mendonça

fonte:  Acesse g1.com

                                                                       


01 NOV

 

PM apreende espingarda e punhal

em Coroaci

 PM apreende espingarda e punhal em Coroaci

A PM apreendeu uma espingarda e um punhal, na tarde de sábado (30), em uma residência, em Coroaci. A PM ainda não localizou o proprietário das armas.

Durante uma operação no distrito de Conceição de Tronqueiras. A PM tentou abordar um motociclista em atitude suspeita. No entanto ele fugiu.

Com a placa do veículo, a PM localizou onde o homem mora. Com autorização da companheira do suspeito, a PM encontrou no quarto do homem uma espingarda chumbeira de 2 canos, um punhal, 3 frascos com espoletas, pólvora e esferas de chumbo.

A companheira do homem disse à PM que o homem não possui carteira de habilitação, o que gerou uma multa. Até o momento a PM não localizou os donos dos objetos.

fonte: Comando Geral e DRD Diario do Rio Doce